A empresa por trás dos efeitos visuais de ‘Star Wars’

tfa_poster_wide_header_adb92fa0

O que filmes como Jurassic Park, O Exterminador do Futuro 2 e Vingadores: Era de Ultron têm em comum?

Todos tiveram seus impressionantes efeitos visuais criados pela mesma empresa, a Industrial Light & Magic. A companhia foi fundada em 1975 pelo cineasta George Lucas com a missão de desenvolver efeitos especiais para o primeiro filme da série Star Wars, que revolucionou sua carreira. Após o sucesso da empreitada – o longa é considerado pioneiro –, a empresa virou referência no setor e passou a trabalhar para uma série de produções, incluindo, é claro, os outros filmes da franquia.

Em 2014, a empresa abriu um escritório em Londres. Seu time trabalhou em cerca de 400 tomadas de Star Wars: O Despertar da Força, lançado no fim do ano passado.

ilm2

 

A revolução que a ILM trouxe ao cinema começou durante a pós produção/edição de Star Wars IV, os primeiros cortes e edições do filmes foram um desastre e George Lucas acabou demitindo toda a equipe de edição e contratou novos profissionais que também não chegavam ao resultado que Lucas esperava. Então o estúdio FOX passou a desacreditar no filme e a pressionar Lucas, assumindo as edições e também o controle da ILM. A partir daí ela convocou a equipe de edições e mostrou à eles uma série de sequências de batalhas aéreas da 2ª Guerra Mundial e disse: “É isso que eu quero!”

Foi então que a ILM se tornou referência de qualidade em efeitos visuais e especiais, afinal, imagine em 1975/1976 você conseguir fazer um filme com naves voando pelo espaço e batalhas com espadas de luz, tudo isso sem nenhum recurso de computação Gráfica 3D. É pra ganhar o respeito de qualquer um mesmo.


Fontes: BBC brasil, Choco Design 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *